sábado, 28 de maio de 2011

A Utilização da Hipnose na Gestação e no Parto


O parto é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Entretanto, para muitas mulheres gestantes a aproximação deste momento gera ansiedade e medo relacionados, entre outras coisas, a segurança e saúde do bebê e à expectativa de dor.


O medo, a ansiedade e sentimentos de perda de controle desempenham um papel importante na incidência e intensidade da dor durante o parto e aumentam o risco de um estresse pós-traumático e de depressão pós-parto.

A hipnoterapia tem sido utilizada durante a gravidez e o parto por mais de um século e é considerada uma das aplicações mais úteis e gratificantes da hipnose. Na literatura científica existem diversas evidências demonstrando a eficácia desta intervenção psicológica em proporcionar analgesia e reduzir a ansiedade em torno de situações cirúrgicas e operatórias.

Trabalhos recentes com a utilização de tomografia por emissão de pósitrons (PET) tem trazido uma maior compreensão das alterações neurofisiológicas que ocorrem durante a analgesia induzida pela hipnose. Uma das regiões afetadas na modulação hipnótica da dor é o giro cingulado anterior. A interpretação emocional de sensações parece ser inibida pela supressão da atividade neural entre o córtex sensorial e a amígdala (neste caso órgão do sistema nervoso central e não aquela que fica na garganta). Ou seja, a hipnose tem um efeito significativo justamente no componente afetivo da dor.

Potencialmente, a hipnose poderia ser usada sozinha para alívio da dor durante a parto, na prática, porém, é melhor ter a hipnose como um adjunto para facilitar e melhorar a ação de outros analgésicos. Artigos de revisão sistemática sugerem que gestantes que utilizam técnicas de hipnose no parto têm menor necessidade de analgesia farmacológica e maiores chances de parto natural.

O que é interessante é que, ao contrário do que se pensa, o profissional hipnólogo não precisa estar presente no momento do parto para hipnotizar a gestante. Os protocolos mais comuns recomendam a utilização de 4 a 6 sessões de hipnose a partir da 30ª semana de gestação. Nestas sessões a futura mamãe aprende técnicas de auto-hipnose e recebe sugestões pós-hipnóticas que terão o efeito desejado no momento necessário antes, durante e depois do parto.

Atualmente estão acontecendo duas grandes pesquisas no Reino Unido e na Austrália, apoiadas pelo sistema nacional de saúde destes países e que, acredito, vêm confirmar tudo o que já sabemos e acrescentar evidências definitivas da eficácia e recomendação do uso da hipnose durante a gestação e no parto.

As futuras mamães que quiserem esclarecer dúvidas a respeito do assunto utilizem o nosso formulário de contato que teremos prazer em esclarecer!



Inscreva-se no nosso Canal do YouTube

Siga o Instituto no Twitter: instcrescente

Visite o nosso website e entre em contato!

2 comentários:

  1. Já tive algumas oportunidades de trabalhar com hipnose dentro de uma maternidade, no alívio de dores e outras questões comuns das gestantes e parturientes. Foi uma experiência muito gratificante!

    As pesquisas têm demonstrado ótimos resultados, li há algum tempo sobre partos sem dor entre mulheres que fizeram hipnose durante a gravidez, mas não encontrei agora a fonte para compartilhar.

    Um abraço!

    P.S. Você pode me passar um e-mail de contato?

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!

    Legal o relato da sua experiência!

    Tem um grupo muito bom na Austrália, na Universidade de Adelaide, que trabalha com hipnose na gestação e parto, liderados pelo Prof. Dr. Alan Cyna. Eles têm vários trabalhos publicados sobre o assunto.

    Você pode me escrever no email murrer@institutocrescente.com.br

    abs

    Rodrigo

    ResponderExcluir

Deixe sua pergunta ou comentário: