sábado, 14 de maio de 2011

Hipnose nos Esportes


Algumas pessoas me perguntam se a hipnose pode ser usada para melhorar o desempenho em atividades esportivas. Quem já assistiu algum curso meu sobre o assunto sabe que não gosto de transformar a hipnose no "emplastro Brás Cubas", ou seja em remédio milagroso que serve para tudo. Uso e recomendo a hipnose para situações em que existe evidência científica de que pode ser útil.

Posto isto, a resposta breve para a pergunta é: Sim, é possível melhorar o desempenho nos esportes por meio de sessões de hipnose. Mas convido você a ler o restante do artigo e, conhecendo um pouco mais sobre o assunto, entender em que baseio a minha resposta.

Começarei falando do mais recente trabalho publicado a respeito do assunto: No mês de abril deste ano (2011) a revista Journal of Sport and Exercise Psychology publicou uma pesquisa conduzida na Universidade de Staffordshire que avaliou os efeitos da hipnose na auto avaliação e no desempenho de 59 jogadores de futebol na tarefa de acertar chutes em áreas demarcadas em uma parede. Os resultados mostraram um desempenho superior dos jogadores que fizeram as sessões de hipnose em relação ao grupo controle. O interessante deste estudo é que foi feito um acompanhamento depois de quatro semanas após a primeira avaliação para verificar se os efeitos eram duradouros e os mesmos jogadores ao se submeterem novamente ao teste tiveram resultados semelhantes.

Além deste, existem outros trabalhos que verificaram aumento de desempenho em praticantes de basquete, golfe, arco e flecha, alpinismo, judô, boliche, cricket...pra quem quiser uma lista de referências de artigos pode clicar AQUI.

Na última olimpíada pelo menos 2 medalhistas atribuíram o bom desempenho à utilização da hipnose...

Talvez você se pergunte: Então, por que a hipnose não é mais usada no esporte? Infelizmente acredito que ainda exista um preconceito muito grande a respeito da técnica, que ainda é associada a hipnose de palco (aquela que você vê na televisão, em que algumas pessoas fazem papel de bobo). Mas acredito que aos poucos, com o aumento das pesquisas e das pessoas que trabalham com seriedade, haja também um aumento da compreensão do processo e dos benefícios que podem ser conseguidos e com isso a hipnose seja acrescentada à caixa de ferramentas de técnicos e esportistas como mais recurso útil no aumento de rendimento e performance.

Quem sabe um dia desses eu ofereço os meus serviços para o técnico do Palmeiras e assim ajudo o meu verdão a ganhar alguma coisa...rs

Abraço!

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube

Siga o Instituto no Twitter: instcrescente

Visite o nosso website e entre em contato!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe sua pergunta ou comentário: